Servio de Veteranos e Pensionistas da Marinha


HISTÓRICO

     Por meio da Portaria nº 248, do Comandante da Marinha, de 4 de outubro de 2017, foi alterada a denominação de Serviço de Inativos e Pensionistas da Marinha (SIPM) para Serviço de Veteranos e Pensionistas da Marinha (SVPM). As origens remontam à Pagadoria de Inativos e Pensionistas da Marinha – PIPM, criada pelo Decreto nº 49.096, de 10 de outubro de 1960. A PIPM evoluiu por meio da Portaria Ministerial nº 30, de 17 de janeiro de 1996 para Serviço de Inativos e Pensionistas da Marinha, o qual foi ativado em 06 de março do mesmo ano. Suas atividades foram inicialmente aprovadas pela Portaria nº 293, de 12 de agosto de 1996, a qual foi revogada pela Portaria nº 529, de 9 de dezembro de 1999, e esta, por sua vez, foi revogada pela Portaria nº 53, de 11 de maio de 2005, ambas do Diretor-Geral do Pessoal da Marinha. Posteriormente, o SIPM passou a ter suas atividades e organização estruturadas pelo Regulamento aprovado pela Portaria nº 1346, de 9 de julho de 2010, do Diretor do Pessoal Militar da Marinha, a qual foi revogada pela Portaria nº 577, de 13 de março de 2015, do Diretor do Pessoal Militar da Marinha e esta, por sua vez, foi revogada pela Portaria nº 187, de 30 de janeiro de 2017, do Diretor do Pessoal Militar da Marinha. Com a revogação dessa última portaria, o SVPM teve seu Regulamento atual aprovado pela Portaria nº 715, de 3 de abril de 2018, do Diretor do Pessoal Militar da Marinha.


MISSÃO


     Gerenciar a concessão de benefícios de veteranos militares e civis, ex-combatentes, anistiados políticos e seus respectivos pensionistas, a fim de contribuir para a Administração de Pessoal da Marinha do Brasil.

     

VISÃO DE FUTURO


     Ser reconhecida no Setor do Pessoal da MB,até 2026, como uma OM de excelência na qualidade dos serviços prestados ao seu público-alvo.

HERÁLDICA



Descrição


     Num escudo boleado, encimado pela coroa naval e envolvido por uma elipse feita de um cabo de ouro terminado em nó direito; campo azul semeado de besantes de ouro, com um chefe partido de vermelho com uma espada de Oficial de Marinha embainhada, ornamentada com uma coroa de louros e disposta em banda com o corpo voltado para cima e de verde com uma coluna jônica de prata posta em pala.

Explicação


     O campo azul no seu esmalte clássico representa a MB, o besante, moeda antiga, na ordenação heráldica deste distintivo, define as atividades do Serviço de Veteranos e Pensionistas da Marinha.